Cistite

Conselhos e orientações

INFECÇÕES URINÁRIAS

O sistema urinário é normalmente estéril e livre de bactérias. As infecções urinárias surgem quando este é invadido por bactérias, que podem se localizar predominantemente na uretra (uretrites), bexiga (cistite) ou nos rins (pielonefrites).

TRATAMENTO DAS CISTITES

Embora em alguns casos de cistites possa ocorrer cura espontânea da infecção (micções repetidas eliminam as bactérias da bexiga), a maioria das pacientes precisa ser tratada com drogas antimicrobianas, por períodos de 3 a 14 dias, dependendo da intensidade da infecção e da medicação empregada. Tratamentos inadequados (tipo de medicação ou tempo de administração inapropriados), constituem a principal causa de repetição ou de cronificação de cistites.

PREVENÇÃO DAS CISTITES

Micções freqüentes: a micção representa um dos mecanismos de defesa do trato urinário contra a invasão das bactérias. Por isso, pacientes propensas a cistite devem urinar com freqüência, se possível a cada 3 ou 4 horas.

Ingestão de líquidos: a ingestão de grande quantidade de água (2 litros/dia) contribui para maior formação de urina favorecendo a eliminação de bactérias durante a micção.

Higiene pessoal: a higiene feminina implica em cuidados com os orifícios, vaginal e uretral e com a pele adjacente, de modo a evitar que bactérias intestinais, eliminadas através da evacuação penetrem na vagina ou uretra.

Higiene: a limpeza com papel após as evacuações deve ser feita de frente para trás, e nunca ao contrário, a fim de evitar que as bactérias localizadas em torno do ânus sejam carregadas para a vagina.

Banhos locais: após evacuações pode-se melhorar a limpeza da região através de lavagem local com "chuveirinho" ou água corrente.

Roupas: mulheres com cistites recorrentes devem evitar o uso de roupas justas por longos períodos e de calcinhas de nylon ou material sintético, porque impedem a circulação de ar na região genital, o que torna a vagina úmida e aquecida. Usar, de preferência, calcinhas de algodão.

Desodorantes íntimos: devem ser evitados em mulheres propensas a cistites ou infecções vaginais, já que podem desencadear reação alérgica local e irritação vaginal.

ATIVIDADE SEXUAL

Micções após cada relação sexual

Ingestão de água após cada relação sexual: nunca esvaziar totalmente a bexiga antes do coito

Lubrificação vaginal