Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é uma doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata.

Próstata é uma glândula que somente os homens possuem, estando localizada abaixo da bexiga, sendo responsável pela produção de parte do sêmen (líquido que contém os espermatozóides).

O Câncer de Próstata é curável quando detectado no início. Caso contrário, pode se espalhar para outras partes do corpo (metástases), tornando-se incurável.

O que causa esse tipo de câncer?

Não se sabe ainda com exatidão a causa do câncer de próstata.

Pesquisas sugerem uma combinação de fatores hormonais e genéticos. Alguns hábitos alimentares e condições ambientais também são fatores de risco.

Quais os sintomas da doença?

A maior parte dos cânceres de próstata cresce lentamente e sem apresentar sintomas. Com o decorrer do tempo podem surgir dificuldade para expelir a urina, jato urinário fraco ou aumento do número de micções. Estes sintomas são comuns nos casos de crescimento benigno, de modo que a presença deles não indica, necessariamente, a existência de câncer mas exige, no mínimo, uma avaliação médica.

Os fatores de risco aumentam a chance da pessoa desenvolver a doença. São eles:

Algumas substâncias como os licopenos, encontradas nos tomates e melancias e o mineral selênio, diminuem os riscos da doença. É importante se manter saudável através de uma dieta rica em alimentos naturais, como: vegetais, frutas e minerais que é a melhor forma de se prevenir e combater o câncer.

Com que idade devo procurar o médico para saber se estou com a doença?

Que exames são feitos para detectar o câncer?

PSA - Deve ser realizado anualmente, a partir dos 45 anos, através de um exame de sangue, onde será medida a quantidade de antígeno prostático  (ingrediente do sêmen). Quando muito elevada, de acordo com a idade, pode indicar anormalidade no órgão, como também câncer de próstata.

Ultrassom transretal - Detecta tumores pequenos ou localizados em áreas da próstata não alcançadas pelo toque retal.

Toque Retal - Deve ser feito uma vez por ano pelo médico. É indolor e rápido, podendo indicar a presença de alguma área irregular ou anormalidade. Esse teste também detecta o câncer em homens que ainda apresentam níveis normais de PSA.

Biópsia - Retirada de uma amostra de tecido de várias partes da próstata para confirmar a doença e saber em que estádio ela se encontra.

Após o diagnóstico, se confirmada a presença do câncer, serão feitos mais testes para saber se ele se espalhou para outras partes do corpo.

Este estadiamento da doença é o fator mais importante na escolha do tratamento.

Quais as opções de tratamento?

Observação - Opção para homens de idade avançada, com câncer confinado na próstata e de crescimento lento. Através de exames periódicos de PSA o médico irá acompanhar a evolução do caso.

Cirurgia - A prostatectomia radical (retirada de toda a próstata) é indicada para os tumores malignos iniciais restritos à próstata, que ainda não tenham infiltrado a cápsula prostática (camada externa) ou órgãos adjacentes como: bexiga, uretra, musculatura perineal, reto e vesículas seminais.

Radioterapia - expõe áreas cancerosas à pequenas quantidades de radiação, exterminando o câncer. É mais utilizada em tumores avançados que não tenham condições de serem removidos pela cirur4 ou mesmo casos iniciais em que o paciente não tenha condições clínicas mínimas de ser operado.

Terapia Hormonal - utiliza medicamentos para bloquear a produção de hormônios masculinos e desacelerar o crescimento do câncer. É mais eficaz quando utilizada em combinação com a radioterapia, em casos já avançados.

Câncer não "pega"! Como não existe risco de transmissão, o convívio com familiares e amigos é normal.