Câncer de Testículo

 

 

O que os homens devem saber sobre o câncer do testículo?


Estatísticas

Estima-se que apareçam em torno de  7.500 novos casos de câncer de testículo a cada ano.

A incidência de câncer de testículo entre homens brancos quase dobrou nos últimos 40 anos.

O Câncer de testículo é 4,5 vezes mais comum entre homens brancos do que em homens negros.

Cerca de 3 em cada mil homens americanos desenvolverá câncer de testículo em algum momento durante suas vidas. Este é o câncer mais comum em homens na faixa etária de 15 aos 35 anos de idade, podendo no entanto, ocorrer em homens de qualquer idade.

O estádio da doença, na ocasião de sua descoberta e o tratamento realizado é um importante fator preditivo do prognóstico. Se o câncer de testículo é tratado antes que a doença atinja os nódulos linfáticos, a taxa de cura é maior que 98%. Esta alta taxa de sucesso no tratamento demonstra a importância da detecção precoce realizada pelo paciente durante o auto-exame.   

Fatores de Risco

As causa do câncer de testículo não são bem conhecidas. Malformações congênitas, o uso de hormônios, certas doenças como caxumba ou infecção viral, e hereditariedade têm sido sugeridas como fatores que podem aumentar os riscos de um homem desenvolver câncer de testículo.

Homens com um testículo ausente na bolsa escrotal ou parcialmente “descido” (retrátil), têm um alto risco para desenvolverem câncer nesse testículo.

O nível sócio-econômico pode também ser relacionado ao câncer de testículo. Trabalhadores e profissionais de alto nível têm um alto risco para câncer de testículo em relação a outros grupos de homens.  

Diagnóstico precoce : O auto-exame dos testículos

Muitos cânceres de testículo são descobertos pelos próprios homens, acidentalmente ou durante o auto-exame de testículos.

O auto-exame poderia ser iniciado na adolescência. Este exame é tão importante para os homens quanto o auto-exame mamário é para as mulheres.

O auto-exame mensal resultará no diagnóstico precoce de tumores testiculares e pode aumentar as taxas de sobrevida.  

Como fazer o auto-exame?

O auto-exame deve ser realizado mensalmente, durante ou logo após o banho de chuveiro com água morna ou na banheira, ocasião em que os testículos se apresentam mais relaxados.  

O testículo normal é oval com consistência firme e elástica.  

Sinais de Alerta

O câncer de testículo pode se apresentar com vários sintomas ou pode não ter qualquer sintoma. O primeiro sinal  é um leve aumento de um dos testículos.

O sinal mais comum de câncer de testículo é o aparecimento de um pequeno nódulo duro não doloroso, do tamanho de uma ervilha, que é freqüentemente encontrado na parte anterior o nas laterais do testículo. Outros sinais como aumento da bolsa escrotal, amolecimento incomum, dor, dificuldades urinárias, aumento de nódulos linfáticos no cordão inguinal, amolecimento da região mamária(ginecomastia), dor imprecisa ou sensação de peso no abdome inferior ou na virilha devem ser informados ao seu médico imediatamente.

Tratamento

O tratamento usual dos tumores do testículo dependem do tipo e estadiamento da doença. O tratamento preferido é usualmente a “orquiectomia” ou remoção cirúrgica do testículo afetado. Em alguns casos, pode ser utilizado a radioterapia associada a quimioterapia.

A remoção cirúrgica de um testículo não causa impotência.  

Seguimento

O seguimento clínico após o tratamento é extremamente importante, especialmente por que muitas recidivas ocorrem nos  dois primeiros ano após a terapêutica realizada. O seguimento poderá incluir exames de sangue, Radiografias e até Tomografias.

O segredo da cura é a eterna vigilância!

Porque os homens  demoram a procurar um médico?

Homens freqüentemente demoram a procurar a assistência médica devido aos poucos sintomas iniciais. A constatação de um nódulo pouco doloroso faz com eles acreditem que isso se resolverá naturalmente. No entanto pode haver queixa de diminuição do apetite sexual, ou infertilidade. Pode haver medo do tratamento, de ter câncer, ou de morrer. Muitos freqüentemente, procurarão o primeiro atendimento médico para se assegurarem de que o câncer não está presente. No entanto, quando o câncer for descoberto, a detecção precoce leva a uma alta taxa de cura.