Câncer de Tireóide

 

 

O câncer de tireóide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireóide. Não é um tipo de câncer comum. Nos Estados Unidos da América, somente 1 em cada 100 tumores corresponde a este tipo. Destes cânceres, cerca de 65% a 80% são diagnosticados como câncer de tireóide papilar, de 10% a 15% como folicular, de 5% a 10% como medular, e de 3% a 5% como anaplásico.

O câncer de tireóide tem grandes chances de ser totalmente retirado mediante cirurgia. Porém este tipo de câncer pode algumas vezes reaparecer ou atingir outras partes do corpo, mesmo que muitos anos mais tarde. Por esta razão, os médicos recomendam a quem tenha tido câncer de tireóide, realizar exames de controle durante toda a sua vida, para assegurar-se de que o tumor não haja reaparecido ou disseminado. Particularmente, muitos médicos consideram que os exames dentro dos 5 a 10 anos imediatamente após a cirur4, são os mais importantes.

O segredo da cura é a eterna vigilância

O câncer de tireóide provavelmente ocorra mais freqüentemente entre aqueles que tenham sido submetidos a radioterapia na cabeça, pescoço, ou tórax, durante a infância. A radiação foi utilizada comumente antes de 1960 para reduzir amídalas aumentadas ou adenóides, para tratar vários problemas de pele, tais como acne, e para reduzir o timo hipertrofiado em crianças.

O câncer de tireóide comumente ocorre em pessoas que tenham familiares acometidos anteriormente desta mesma neoplasia.